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Curiosidades

Conheça os termos mais utilizados na nutrição:
  • Alimento funcional: o termo foi recentemente criado pelos peritos para classificar e evidenciar componentes com propriedades salutares de alguns alimentos. Pode ser definido como-o produto alimentício que determina benefícios específicos à saúde aém dos nutrientes tradicionais que ele contém.Os alimentos funcionais ou nutracêuticos são estudados através de uma ciência chamada Nutracêutica que descobriu os compostos bioativos nos alimentos, ou seja, elementos que são capazes de atuar diretamente na prevenção e no tratamento de doenças.
  • Fibras alimentares à as fibras não são compostos quimicamente ativos, mas podem ser classificados como nutracêuticos. Elas representam a parte menos digerível dos alimentos, sendo mais frequentes nos cereais integrais, nas verduras, raízes e legumes.As fibras podem ser classificadas como solúveis , que formam uma solução altamente viscosa quando dissolvidas na água, são encotradas nas frutas,ervilhas,aveia, etc. São melhores para diminuir o colesterol e ajudar no diabetes e na obesidade.  As fibras insolúveis não se dissolvem na água e são encontradas nos grãos integrais e nos farelos de trigo, centeio,arroz e milho.Geralmente são melhores para a saúde do intestino.
  • Cereai integrais: todos os cereais integrais são benéficos ao organismo, representando uma fonte natural de energia vital, de energia química (carboidratos), de gorduras essenciais, de vitaminas, de proteínas e de minerais.
  • Farinha de trigo integral: é elaborada de forma a manter a fibra (essencial a uma boa digestão) e o gérmen do trigo (rica fonte de minerais e vitaminas). É obtida pela moagem dos grãos de trigo. Contém carboidratos complexos, responsáveis pelo fornecimento de energia ao organismo, vitaminas do complexo B, minerais como ferro, fósforo mgnésio e fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal.
  • Gérmen de trigo: a parte mais nobre do trigo. Nele estão contidas a maior parte das proteínas do grão, importantes vitaminas e um elevado teor de fibras, É uma fonte natural de vitamina E, um dos antioxidantes naturais mais potentes.
  • Centeio: excelente alimento usado há milênios na confecção de pão. Os povos que usam centeio têm menor incidência de doenças cardiovasculares. É indicado para casos de hipertensão arterial, doenças cardácas, arteriosclerose etc.
  • Aveia: Rica em manganês, é recomendada no tratamento e prevenção da anemia por fata de ferro e perdas sanguíneas.É consideradado alimento funcional, pois contém betaglucan, uma fibra solúvel e esponjosa que remove os precursores do colesterol nos intestinos e os remove do corpo.Rica em diversos nutrientes como ferro e manganês, vitamina E e do complexo B, é um alimento muito nutritivo e fortalecedor.
  • Trigo: o trigo é um dos mais antigos e sagrados alimentos. Graças à sua riqueza em ácido glutâmico, o trigo ´e conhecido como o alimento que realça a inteligência ,  criatividade e o raciocínio. A grande quantidade de vitaminas, proteínas, óleos essenciais, etc, permite a manutenção da resistência física e da energia corporal. O trigo é também usado em suas partes isoladas como o farelo (fibras da película, a sêmola, o gérmen e o glúten (parte protéica separada do amido).
  • Gergelim: É uma  leguminosa de pequenas sementes muito apreciado no mundo inteiro Rico em óleosessenciais, vitamina D, vitamina E e proteínas. Alimento ideal para tirar a acidez do sangue, aumentar a atividade e o reflexo cerebral e fortalecer a pele.
  • Girassol: das sementes do girassol extrai-se um óleo bruto fino, de excelente digestibilidade, muito nutritivo e rico em ácidos graxos insaturados.
  • Linhaça: o linho é uma planta da família das lineáceas, cujas sementes nutritivas são usadas há muitos séculos como alimento e remédio. As sementes são usadas no preparo de pães, aos quais a linhaça torna mais ricos graçaas às suas propriedades nutritivas. Devido às suas fibras e à sua mucilagem, a ingestão regular das sementes de linho melhora em muito os casos de obstipação intestinal.
    A presença de componentes ômega 3 permite reproduzir os efeitos do produto similar àquele presente nos lipídios do peixe.
    As sementes são uma das maiores fontes de fibras úteis: cada 50g de sementes têm 11,7g de fibra, quantidade muito superior à do trigo e do arroz integral.
    A semente do linho transformou se num dos maiores e mais eficazes recursos para a redução de excesso de colesterol, principalmente do LDL e do VLDL, na redução das taxas de glicose nos diabéticos e auxiliar nas dietas de emagrecimento, uma vez que produz saciedade.
    As sementes podem ser consumidas cruas, moídas (para melhorar a digestão), adicionadas a bebidas frias, sucos, vitaminas ou em pães biscoitos, papinhas, massa, etc.
  • Proteina texturizada de soja à é obtida do grão de soja e constituída em média de 50% de proteínas de alto valor biológico. Contém vitaminas do complexo B, minerais como o cálcio, o ferro, o potássio, o zinco, isoflavonas e os ácidos graxos polinsaturados que não elevam o colesterol.Soja em grão à a soja é a mais rica das leguminosas em termos nutricionais. Sua proteína é semelhante à de origem animal, como a do leite, das carnes e dos ovos e bem superior em quantidade à encontrada nos vegetais como arroz, feijão emilho. A soja ajuda no combate aos sintomas da menopausa, pode ajudar na inibição de doenças cardiovasculares, auxilia na redução das taxas de colesterol e triglicérios, entre outros benefícios. A soja é considerada um alimento funcional, pois fornece nutrientes ao organismoe traz benefícios à saúde.

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